Voluntariado corporativo e ESG: Qual a ligação?

Atualizado: 8 de dez. de 2023

Marcelo Deny, Analista de Gestão Estratégica no iFood, Gabriela Mandu e Felipe Marques, do cursinho Nubo.

As novas demandas dos consumidores e investidores mostram que, caso queiram manter a sustentabilidade de seus negócios, empresas privadas precisam estar alinhadas à agenda ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança.

O nome ESG pode até assustar, mas negócios de todos os tamanhos podem (e devem) aplicá-la em seu dia a dia. Uma pesquisa, de março de 2023, da consultoria ManpowerGroup apontou que o fator Social (S) é prioridade de 42% das empresas brasileiras. Dentro desta sigla estão as boas práticas de relacionamento, o treinamento de colaboradores e também o voluntariado corporativo, que ocorre quando uma empresa incentiva seus funcionários a participarem de ações sociais.

O voluntarido corporativo beneficia os atendidos, mas também a própria empresa. Além de ser um caminho para se aproximar da comunidade onde estão inseridos, essa atividade engaja os funcionários, atrais novos talentos, desenvolve as soft skills dos participantes, fortalece o propósito da marca e humaniza o trabalho que realizam.

Na Fundação 1Bi, através do programa 1Bi Labs, fazemos essa conexão entre instituições sociais e profissionais do mercado que possam auxiliar ONGs que atuam com educação, na solução de desafios de gestão, comunicação ou tecnologia. Na última semana, contamos com o apoio de 10 profissionais do iFood, que foram mentores voluntários no processo de aceleração da 5ª edição do 1Bi Labs.

“Pra mim foi muito incrível ver que coisas que faço no meu dia a dia podem ser aplicadas em outras situações e ajudar tantas pessoas” - Ingrid Karyj, Analista de CRM Sênior no iFood.

Mais de 500 voluntários já passaram pelas nossas ações. Obrigada por serem parte da nossa história e acreditarem no poder de transformação da educação.

Conteúdo Fundação 1Bi