Acelerando Futuros: Por que a educação de jovens e adultos e o ENCCEJA são indispensáveis?
- comunicacao3823
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Por: Kelly Baptista, presidente da Fundação 1Bi.
Há menos de um mês da prova do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos ) o Brasil ainda carrega o pesado desafio de milhões de adultos que não concluíram a educação básica na idade considerada "ideal".
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge como uma solução poderosa para reverter essa realidade, criando oportunidades de reintegração escolar e social. Além disso, a preparação para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) fortalece esse movimento, funcionando como um marco que possibilita a finalização oficial dos estudos. Ao investir na EJA e no ENCCEJA, o país não apenas promove inclusão social e econômica, mas também pavimenta um caminho para o progresso.
Essa modalidade educacional oferece aos indivíduos as ferramentas necessárias para moldar seus caminhos e até inspirar suas famílias. A certificação adquirida por meio da EJA abre portas tanto para oportunidades melhores de emprego quanto para o acesso ao ensino superior e técnico, ampliando horizontes para milhões de brasileiros.
No entanto, para que a EJA e o ENCCEJA tenham um impacto significativo, é necessário que sejam superados desafios estruturais. Esses programas exigem financiamento adequado, currículos que dialoguem com as necessidades reais dos adultos e suporte emocional e psicopedagógico para os alunos. Somente com políticas educativas que priorizem essas demandas será possível maximizar os benefícios gerados pela EJA e suas ferramentas.
Desde 2022 a Fundação 1Bi, em parceria com o iFood, desenvolveu uma ferramenta digital, que disponibiliza a tutora virtual “Mai”. Com o uso de Inteligência Artificial, a Mai auxilia os alunos por meio de simulados, dicas e suporte 24 horas via WhatsApp. A iniciativa é voltada para entregadores, proprietários e funcionários de estabelecimentos parceiros do iFood, além de seus familiares que participam do programa "Meu Diploma no Ensino Médio" - já são mais de 11 mil pessoas formadas com apoio da ação.

Parcerias entre prefeituras, estados, empresas e ONGs também podem ampliar o alcance e a eficiência desses esforços. Trabalhar em conjunto com outros setores, como saúde e assistência social, faz com que os obstáculos pessoais e socioeconômicos dos estudantes sejam minimizados, contribuindo para seu desempenho e permanência nos estudos.
Investir na EJA e no preparo para o ENCCEJA é um investimento estratégico no capital humano do país. Com políticas públicas assertivas e uma sociedade civil engajada, será possível construir um Brasil mais justo e próspero, onde toda a população tenha a oportunidade de alcançar seu potencial máximo, contribuindo com suas habilidades e talentos para o crescimento coletivo.




.png)
.png)



